Faculdade: Não sabe o que cursar? 3 perguntas pra pensar nisso

Não sabe o que você quer fazer da sua carreira profissional? Veja 3 perguntas pra pensar nisso e tomar uma decisão acertada!

A Bruna nunca teve certeza de qual faculdade gostaria de cursar. Na hora do vestibular, provavelmente muito influenciada por uma família de administradores, ela acabou escolhendo Administração. Mas lá pelo terceiro período, ela resolveu fazer uma matéria da Psicologia e acabou se encontrando de vez por lá.

O Felipe sempre sonhou com a faculdade de Direito. Passou de primeira e tudo parecia perfeito, até ele se apaixonar pelo mundo do marketing. Não teve jeito: trocou de faculdade e depois do TCC até abriu a sua própria agência.

A Thais ficou anos tentando entrar na faculdade de Engenharia Elétrica e quando finalmente passou, descobriu na marra (e depois de muitas reprovações) que não tinha mesmo vocação para a coisa. Foi para a área da saúde e se tornou uma ótima fisioterapeuta.

O que todos têm em comum? Em algum momento, eles pensavam que tinham tudo milimetricamente planejado, até perceberem que o que faziam estava longe de ser o que queriam realmente fazer.

E depois dessa conclusão, eles tiveram que começar tudo de novo para determinar os seus planos de carreira.

Se identificou? Saiba que esse processo de descobertas e planejamento não é nada fácil, mas separamos algumas perguntas que podem te ajudar a descobrir qual é a direção certa.

3 Perguntas para fazer antes de decidir o curso na faculdade

Está em dúvida sobre qual é o curso ideal para você escolher?

Então faça essas 3 perguntas abaixo e tome uma decisão certeira!

Pelo quê eu sou realmente apaixonado?

Para definir o seu próximo passo na carreira, você deve pensar sobre o que faria você acordar animado todos os dias para ir trabalhar.

Mas não para por aí. Para todo o interesse ou paixão, tente identificar o que acontece para te deixar nesse estado.

O objetivo é cavar até chegar na sua real motivação.

Como é o meu “emprego dos sonhos”?

Não se limite apenas ao cargo e ao salário.

Todas as facetas de um trabalho devem ser consideradas quando se pensa em sua carreira ideal.

Por exemplo, você prefere um ambiente estruturado e fortemente regulamentado, ou um ambiente desestruturado e criativo? Você quer usar um terno, uniforme, ou jeans para trabalhar todos os dias?

Você quer trabalhar remotamente, viajar para cidades diferentes, ou ir para um escritório? Questões como essa são muito significativas para você descobrir o que quer.

Também é importante pensar em como o cargo ambicionado tende a mudar à medida que a sua carreira avança.

Como este trabalho se encaixa em minha vida?

Um trabalho que te faz feliz nem sempre te leva a uma vida que te faz feliz.

Por isso, olhe para as suas escolhas de carreira no contexto do resto de seus relacionamentos de vida, lazer, compromissos familiares e até mesmo coisas como a sua espiritualidade.

Depois de ter respondido às questões mais amplas sobre a sua carreira, é hora de ter coragem para colocar as respostas em prática.

Saiba que é impossível planejar cada passo ao longo do caminho, mas ir para a direção certa e que te faz feliz já é um ótimo início.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Ebook Renda Extra Online

Ebook Renda Extra Online

Aprenda como ter uma renda extra consistente e duradoura pela internet ou até mesmo viver exclusivamente disso

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *