O que são indicadores de risco e retorno?

A decisão de se fazer um investimento faz parte de um processo que envolve a geração e a avaliação de alternativas que possam atender ao resultado desejado. Essas alternativas ao serem relacionadas possibilitam ao investidor definir se elas são atrativas financeiramente.

Para auxiliar esse processo existem diversos indicadores de risco e retorno.

A seguir, você descobrirá quais são os indicadores pertencente determinam o risco de um investimento e quais os que indicam o retorno.

Indicadores de Retorno

Indicam se o investidor ganhou ou perdeu em relação ao seu investimento. Seus resultados poderão ser expressos em forma monetária ($) ou em percentual (%). Os indicadores de retorno mais comuns são:

  • Taxa mínima de atratividade (TMA): é o retorno mínimo que o investidor espera ter para fazer o investimento. É comum utilizar na formação da TMA uma taxa de risco baixa no mercado financeiro, como por exemplo a caderneta de poupança.
  • Método do valor presente líquido (VPL): esse método consiste em calcular o valor presente líquido do investimento na data inicial de um fluxo de caixa irregular. É utilizado a taxa mínima de atratividade (TMA) para calcular o valor atual de cada entrada ou saída do caixa. Sendo assim, o VPL irá evidenciar quanto foi o retorno (expresso em $) do investimento feito.
  • Retorno adicional sobre o investimento (ROA): conhecido também como retorno sobre ativos, é um indicador que evidencia o retorno do capital aplicado pela empresa em ativos num período de tempo.
  • Taxa de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): mostra a rentabilidade sobre o patrimônio líquido, isto é, o investimento dos sócios.
  • Taxa de retorno do investimento (ROI): combina fatores de lucratividade (receita, custos e investimentos) e os transforma em taxa percentual, permitindo fazer a comparação com taxas de retorno de outros investimentos.
  • Ponto de equilíbrio: determina quando a empresa precisa vender para cobrir seus custos.
  • Índice benefício/custo (IBC): é uma forma de mensurar quanto se espera ganhar por unidade de capital investido.

Indicadores de Risco

Servem para o investidor mensurar a sua exposição à perdas ou a algum fator desfavorável acontecer. Os indicadores de risco mais comuns são:

  • Taxa média de retorno (TMR): Compara a média dos lucros líquidos com o investimento médio, determinando a lucratividade do negócio.
  • Taxa interna de retorno (TIR): é uma taxa que iguala o VPL a zero.
  • Tempo de retorno do investimento (payback): indica quanto tempo será necessário para se recuperar o investimento.

Como é possível ver, existem diversas ferramentas que possibilitam ao investidor analisar a viabilidade de um investimento. Todas elas possuem seus pontos fracos e fortes, portando é sempre interessante utilizar todas elas em conjunto para conseguir tomar uma decisão mais segura.

Ebook Renda Extra Online

Ebook Renda Extra Online

Aprenda como ter uma renda extra consistente e duradoura pela internet ou até mesmo viver exclusivamente disso

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *