Como transformar um não em uma futura oportunidade

Envio do currículo, cartas de recomendação, dinâmicas em grupo, entrevistas individuais, painéis de negócios…

Pouca coisa pode ser mais frustrante do que passar por todas as etapas de um processo seletivo e para que depois da última delas, geralmente aquela entrevista derradeira com o diretor da área, você descubra que não conseguiu a vaga que tanto desejava.

Bem possivelmente, essa notícia vai chegar por meio de um email agradecendo a sua participação no processo e dizendo que, infelizmente, não foi dessa vez.

É claro que a sua primeira reação vai ser querer dar uma resposta ríspida por ali mesmo… ou você vai acabar se dissolvendo em uma poça de auto-piedade, se martirizando e pensando no quanto você esteve perto da vaga que tanto desejou.

Mas olhe por outro lado: se chegou tão longe é porque os recrutadores e gerentes gostaram mesmo das habilidades e competências que você mostrou, e a não contratação pode ter sido apenas uma questão de alinhamento com a vaga ou com o que era necessário para o momento, por exemplo, o que não impede uma futura contratação.

Por isso, se concentre em deixar as portas abertas para novas oportunidades e destaque-se, mesmo quando for responder este tão temido e-mail!

Como transformar um NÃO em futura oportunidade?

Veja como você pode passar uma boa impressão após ter levado um não de um recrutador e transformar isso em uma possível futura oportunidade:

Diga obrigado

Agradeça por ter participado da seleção de emprego, mesmo não tendo sido escolhido para o cargo.

Organizar um processo seletivo dá trabalho e muitas vezes, exige o trabalho de muitas pessoas, por isso, agradeça total atenção que foi dedicada à você.

A chave para não soar genérico é ser específico: lembre de alguma coisa do processo ou mesmo empresa que tenha lhe criado uma memória positiva e comente brevemente sobre isso.

Peça feedback

Peça o feedback da sua entrevista de emprego para descobrir o que você pode melhorar

Talvez você não tenha conseguido o emprego em última análise, mas talvez não.

Talvez tenha sido por conta de uma competência necessária que você ainda não desenvolveu, talvez não.

A única maneira de saber ao certo é perguntando o que você poderia ter feito melhor.

Por isso, peça o seu feedback: se não responderem, não há nenhum dano feito, e você ganha pontos de bônus por ser o tipo de pessoa que procura feedback.

E se você receber o feedback, terá algo para trabalhar para a sua próxima entrevista. Não tem como sair perdendo!

Por fim, mantenha as portas abertas. Reitere o seu interesse pela empresa e peça para que o seu perfil seja considerado em próximas oportunidades. Quem sabe isso não te leva a uma grande chance?

Gostou das dicas? Veja também:

Ebook Renda Extra Online

Ebook Renda Extra Online

Aprenda como ter uma renda extra consistente e duradoura pela internet ou até mesmo viver exclusivamente disso

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *